Uma mão aberta e basta

Consumir cinco doses de fruta e produtos hortícolas por dia. Com este desafio, o "Programa 5 ao Dia" do MARL, Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, apresenta-se como uma mão cheia de bons conselhos junto de crianças entre os 7 e os 12 anos. Até ao final do 2º período do ano lectivo 2006/2007, estavam inscritas 121 escolas da área Metropolitana de Lisboa, com mais de 18400 alunos.
Segundo a organização, o balanço das 40 visitas realizadas até ao momento, três por semana, representa um verdadeiro caso de sucesso e deixa uma mensagem clara: "5 ao dia faz crescer com energia". Com calendário de visitas de escolas ao MARL preenchido até Junho deste ano e com o início das visitas às escolas em Janeiro, o programa alerta toda a sociedade para a importância de uma alimentação saudável e ataca o problema a partir dos mais novos.
Durante a visita os alunos assistem a uma apresentação sobre os benefícios e importância do consumo de frutas e hortícolas, preparam uma salada de frutas, participam numa prova de exploração dos cinco sentidos e passeiam pelo mercado onde é realizado o comércio por grosso de bens agro-alimentares em Portugal. De acordo com a organização, os objectivos do programa são informar a população, influenciar a melhoria dos hábitos de consumo, nomeadamente com o incentivo ao aumento do consumo per capita de frutas e hortícolas e combater o problema da obesidade em crianças e adolescentes. Para uma acção eficaz, a iniciativa procura envolver crianças e jovens, pais, professores, comunidade escolar e toda a sociedade civil, utilizando como principal veículo a escola, que que a Organização Mundial de Saúde define como a "grande promotora da saúde das crianças e das suas famílias".
A Associação 5 ao Dia, que coordena o programa, tem um plano de acção específico legitimado por um Conselho Científico constituído por entidades como a DGS – Direcção Geral de Saúde, DGIDC – Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, FCNAUP – Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, FMUP/SHE – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – Serviço de Higiene e Epidemiologia, APN – Associação Portuguesa dos Nutricionistas e MARL.

Texto buscado aqui.

1 comentário:

O Profeta disse...

Um texto para meditar querida amiga...


Nos umbrais do pensamento
Mora o desejo no limite da razão
Roubando os segredos do corpo
Lançando ao vento a emoção

Uma rosa breve guarda a beleza
O amor é orvalho de feliz pranto
O horizonte é o começo do infinito
A chegada de uma onda é alegro canto

Convido-te a sentir o beijo da chuva

Bom fim de semana


Mágico beijo