Tratado de Lisboa

Entre 150 000 a 200 000 pessoas manifestaram-se hoje nas ruas de Lisboa a favor de uma Europa Social. Por causa de "Os líderes dos 27 iniciaram hoje, em Lisboa, a Cimeira da UE que é chamada a alcançar um acordo histórico sobre o Tratado de Lisboa que substituirá a falhada Constituição Europeia." Todos tão lindos na fotografia de grupo!
Pareceu-me haver interesses de diversos Países que estão a ser tratados e divulgados nesta Cimeira de Lisboa. Por exemplo:
- o facto da palavra "euro" não ser escrita em cirílico, para a Bulgária;
- que nestas negociações a Itália tem objectivos ao nível do número de deputados do Parlamento Europeu (querem lá mais 1);
- que a Polónia tem objectivos ao nível da votação por maioria qualificada no Conselho ...
E Portugal, quais são os seus objectivos??? Como se discute pouco ou quase nada da substância do eventual tratado, mostram-nos “divertimento”: - o espectáculo da "operação de segurança". Era mesmo importante sermos informados de quantos polícias, helicópteros, aviões-caça estiveram em alerta?
O actual 1º Ministro José Sócrates fez promessa eleitoral sobre o Referendo Europeu. Agora, dá a entender que é uma coisa demasiado técnica para os "zés" votarem !!! E nós achamos que não temos nenhum interesse nacional a defender !!! Tirando poucos "Zés"da manifestação, quantos "Zés"sabem do que se está a passar?
Há povos de outros Países, que não o nosso, realmente interessados e sabedores do que não querem, a exigirem o referendo.
Nós? Somos um niquinho deste ramalhete 493 milhões de seres humanos que compõem a União Europeia. E como nada exigimos, merecemos tudo o que nos aconteça!

Sem comentários: