E o livro chegou


Um mês depois da festa, chegou-me via correio, o livro "Carlos Ribeiro, A Vida Modo de Conhecer", com dedicatória, escrita pelo seu punho:
"À Margarida e ao marido ofereço este exemplar do meu livro-curricular com consideração, estima e amizade, que vem de longe..." assinado CARLOS 25-XI-06"

Já estive a ler e a saltar algumas páginas... Relembrei. Conheci-o em meados dos anos 70. Eu trabalhei no Instituto Português de Oncologia, de 1973 a 2003. O Professor desde 1952 a 1979. Sem ele, o fim do mundo aconteceria mais cedo, como lhe escreveu Jorge Listopad no poema "Para Carlos Ribeiro". Quando precisei de um médico do coração para o meu coração, foi nele que encontrei o meu prazo de prorrogação.
Linda pessoa esta, de quem os netos -treze - comentam o seu sorriso, que gosta muito de trabalhar, que é médico do coração, que é meio Avô meio chocolate.
Outros escreveram sobre a frontalidade e determinação, a visão estratégica e capacidade organizativa, um conceito kantiano do dever, "a worthy representative of european and portuguese civil society", um homem direccionado para o futuro, equilíbrio e moderação, reputação e respeito interpares, rigor, humanismo e simplicidade.
Eu dedico-lhe este post, para mais uma vez reiterar todo o meu agradecimento e admiração. Mais uma vez bem haja, Professor Carlos Ribeiro, seixalense, médico do coração e Sportinguista civilizado.

Sem comentários: