4 de Abril de 1968 - faz hoje 40 anos


Um dos momentos mais marcantes da vida de Luther King aconteceu em 28 de Agosto de 1963. Eu estava a comemorar o meu 10º aniversário, nesse dia. Sabia eu lá - ou os meus - quem era este senhor! Enquanto na minha casa havia uma pequena festa de aniversário, no outro lado do oceano, no país da Liberdade, alguém tinha algo de diferente a dizer. E parece que foi ouvido. 250 mil pessoas, em frente ao monumento a Abraham Lincoln, em Washington, ouviram-o proferir o célebre discurso «I have a dream» (Eu tenho um sonho).
No ano seguinte, com apenas 35 anos, a sua luta pacífica pelos igualdade de direitos, valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz.
A 4 de Abril de 1968, Luther King foi definitivamente calado a tiro, quando saiu à varanda de um motel em Memphis, onde se encontrava para se associar a um protesto de um grupo de trabalhadores do lixo da cidade em greve.
Faz hoje 40 anos. Não é dia de festa mas de recolhimento: já passaram tantos anos e o discurso ainda está presente, talvez não tanto na América de Bush, onde há hoje 1 candidato a Presidente de origem negra, aceite por todas as etnias. Mas noutros Continentes, por outros Países europeus, onde a cor da pele ainda é olhada e apontada como referência, no dia a dia das populações. Ainda dizemos: um preto roubou-me a carteira, mas não dizemos um branco roubou-me a carteira, se fomos roubadas por um homem. Ainda não somos capazes de aceitar ser diferentes e iguais. Ainda não é o carácter da pessoa, mas a cor, que apontamos primeiro. Martin Luther King, Jr., pelas palavras proferidas, é referência histórica real.

1 comentário:

Nuno disse...

Fez bem em lembrar um dos discursos mais marcantes da hitória contemporânea.

Abraço