Atlantis, Welcome Home!

Imagem da NASA: Nave Espacial Atlantis aterra no Kennedy Space Center
Quarta feira, 20 de Fevereiro de 2008, perto do meio-dia, acendi a televisão. Só para ter barulho de fundo, já que ía fazer um bolinho de requeijão. Tive sorte. O apresentador da SIC estava a comunicar que a Nave Espacial Atlantis já tinha entrado na atmosfera e que no espaço de 2 minutos, aterraria no Centro Espacial Kennedy. Parei e agachei-me para melhor apreciar. Juntei aos mãos, não a orar, mas a modos de estar com quem lá vinha dentro, a desejar boa aterragem. Lá vinha ela, a Atlantis, de volta a terra firma. Esta máquina voadora, feita pela criatura humana, foi e voltou do Espaço Sideral. Vá, vá, vá - dei comigo a dar força - e poisou - e dei por mim a bater palmas de contentamento. Pareci uma miúda entusiasmada, contente com a chegada.
E a seguir, sentei-me. Ainda a olhar para o pára-quedas que se abria, pensei:
- O homem que sonha com o Espaço e que faz o sonho avançar, é da mesma massa daquele que não quer saber do sonho concretizado aqui, na nossa-casa-mãe-Terra;
- O homem-dinheiro que financia estas viagens para o Espaço sideral, é da mesma massa daquele que promove a miséria nos povos-terrestres, incentiva a venda de armas, de droga, que trafica influências e sei lá eu que mais, para benefício próprio;
- O homem-do-espaço-sideral-muito-treinado que abandona a Terra-Mãe e transporta pedaços-de- sonho-em-peças-de-Leggo para unir a outras-peças-de-Leggo-que-outras-naves-já-levaram, a distâncias incompreensíveis mas já mensuráveis ... é da mesma massa do que poderia transportar outras -peças-Leggo para construir habitações, escolas, hospitais ... aqui na Terra, afim de promover o bem estar da grande maioria dos 'terráquios'.
Pode o Homem sonhar com as Estrelas, construir artefactos que viajam por órbitas dos outros Planetas saindo sem problemas do nosso Sistema Solar e ir pela Via Láctea fora? Pode.
Deve o Homem que é parte integrante de um Planeta-iluminado-e-aquecido-por-uma-das-Estrelas-que-lhe-proporciona-condições-de-sobrevivência, ser o mesmo Homem tão obscuro no âmago do seu génio, que nada realiza em prol do fazer bem?
Pode. Tanto talento desperdiçado!
Pode e faz. Somos parte da mesma amálgama. Porquê uns poderem voar para lá do imaginário e outros nem com os pés poderem caminhar de cabeça erguida no chão da vida?

Ver imagens espectaculares aqui.

3 comentários:

Margarida disse...

Bom dia Guidinha.
Hoje caí da cama e tão ced já aqui estou a desejar-te que tenhas um dia abençoado.
bjs daavó guida

Era uma vez um Girassol disse...

Reflexão com muita sabedoria!
È mesmo, Guidinha, é o mesmo homem com duas caras...
Que massa será esta que serve uns fins e despreza outros mais nobres?
Beijinhos da flor (que anda fugida...)

Guidinha Pinto disse...

Olá minhas flores! ;)
Obrigada pelas visitas.