23 e 24 de Dezembro de 2007

Foto de Guidinha Pinto: Av. Gomes Pereira, Lisboa, 23 de Dezembro de 2007
Depois das últimas compras na tarde de 23 de Dezembro, fiquei em casa. A preparar a Festa.
Tal e qual. Estou feita num oito, para não dizer num nove ou mais num dez. Mas consegui. Mais uma vez. É tudo uma questão de querer fazer. E eu gosto demais e quis. O resto, foi obra da Sorte.
Preparei-me este ano para oferecer a Consoada, o Almoço e o Jantar do dia de Natal. Com Marido pensei nos diferentes menus. Enfeitei o Lar, etiquetei presentes, recebemos a Família e os seus presentes às 20:00h do dia 24 de Dezembro.
A Família junta mais uma vez. Embora com alguma frequência o façamos, o Natal continua a ser uma ocasião especial para nós. Somos só 6. Já fomos 9. Os ausentes-idos, estiveram também presentes no meu coração, sem um lugar à mesa por tradição, como fazem em certas Casas, lá no nosso Norte.
Hoje 4ª feira, e agora à noite, estou cansaaaaaada, mas com uma certeza. Gostaram todos de cá estar.
Isto de preparar festas em casa, para mim agora, é uma aventura e um desafio. Sempre a esticar a corda ...
- Pra onde vais?
-Vou prá festa ;)!
- De onde vens?
- ): Veeenho daaa feeeesta!!! :(
Já arrumei as porcelanas e os vidros - não se quebrou nenhuma peça desta vez. Lavei as toalhas e os guardanapos, o forno e o fogão. A casa perdeu o ar de Festa. Os restos da fartura natalícia vão dar para os jantares de nós os dois, durante duas ou três noites. Há sobremesas também. Calha que nem ginjas entrar na minha rotinazinha diária da última semana do Ano com alguma folga no fogão ... e ter tempo para apreciar os bombons e chocolates (obrigada Mafalda e Sofia e Ermelinda), as nozes e as amêndoas (obrigada Sogrinha), assistir ao DVD de Pavarotti (obrigada Sofia), tratar das minhas ricas mãozinhas que parecem lixa, com cremes bem cheirosos (obrigada Pitu e Julinha. Vou poder teclar nos meus blogues, a contar como foi, para mais tarde recordar. Vou começar a ler O Segredo (obrigada Jaime).
Só um contra "ensombrou" a Festa destes dois dias. A ausência das fatias da Senhora Minha Mãe. Constipou-se, coitada. E mandou comprar. Não têm comparação. Talvez para o final do ano ainda as faça, ainda as provemos. Vou fazer força.
Aqui! podem espreitar o Menú que preparei, a partir de amanhã.
Continuação de Boas Festas.

2 comentários:

Margarida disse...

"Calha que nem ginjas"
Qu bela expressão.E também não fiz os sonhos, só o cheiro dos fritos me faz mal. A minha sobrinha Marta queixou-se os que se compraram não tinham comparação com os meus.
Calhava bem que no próximo Natal eu já os pudesse fazer...
Adorei o teu texto sobre a festa.
É sempre bom recordar.
bjs da guida

Guidinha Pinto disse...

Os meus sonhos são um sonho. Sou pouco vaidosa não sou? Mas é verdade! Talvez qualquer dia os possas comer... Natal é quando o homem quiser!
Beijo.