Santo António da Neve e Trevim

Foto de GuidinhaPinto: Trevim e aeromodelismo
Foto de GuidinhaPinto: Parque eólico
Foto de GuidinhaPinto: O "meu" Penedo em fundo, olhado por detrás

Seguiu-se o Santo António da Neve. Não parámos e prometo que postarei fotos que tenho num álbum - à antiga. Irei buscá-las, "scaná-las" e "postá-las" numa outra ocasião. Ilustra-las-ei com a história do local.

Quando passavamos no Trevim, alguns carolas estavam a praticar aeromodelismo. Sobre este marco geodésico (Trevim), procurei e em http://us.geocities.com/altardotrevim/abertura.htm copiei:
- A cerca de 20 quilómetros da Lousã, quando a estrada que galga a Serra atinge a altitude de 1.000 metros, ramifica-se para a esquerda uma estrada de turismo, em bom estado de conservação, que conduz ao Trevim e ao Santo António da Neve, os dois picos culminantes da Serra da Lousã, com 1.200 e 1.180 metros de altitude, respectivamente, que se podem visitar de automóvel ou camioneta. Do Pico do Trevim abrange-se um dos mais vastos, senão o mais vasto panorama que das serras de Portugal se pode abranger.
Para quem está voltado para o Sul é esse panorama limitado pela Serra do Muradal, Serras de Vila Velha de Rodão e Mação, Alto Alentejo, Serra de Aire, Serra dos Candeeiros, o Mar e a Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz); e para quem se volta para o Norte os limites são o Mar. o Buçaco, o Caramulo, o Montemuro, a Estrela, a Gardunha, até se encontrar de novo a Serra do Murada, que limita pelo noroeste a região de Castelo Branco.
Dentro desta extensa região, que deve ser sensivelmente um terço de Portugal continental, vêem-se Coimbra, Montemór, Figueira, Miranda, Anadia, Cantanhede, Penacova, Poiares, S.tª Comba Dão, Tondela, Oliveira do Hospital, Nelas, Mangualde, Fornos, Gouveia, Cernache do Bonjardim, etc., e centenares de outras mais pequenas povoações.
Junto à Serra, mil e tal metros mais abaixo, as veigas da Lousã, Miranda e Góis, e para sul o vale da Ribeira de Pêra, onde as povoações se encostam umas às outras: Castanheira, Coentrais, Sernadas, Sapateira, Bôlo, Vilar, Troviscal, etc."

É a olhar as fotos e a sonhar visitar um destes dias, as terras aqui descritas por outros mais antigos, mas por estradas alcatroadas. Ai! Ui!

Sem comentários: