Foto de GuidinhaPinto
Diiiing-doooong. Alguém tocou à campaínha. A minha Bi arrancou do pé de mim, a ladrar à porta, como boa cadela de alarme que é. Quem é? pergunto. Abra, sou eu, ouvi.
Abri. Bi rosnou e calou-se. Deu uma volta sobre ela mesmo. Reconheceu quem era. Venho trazer-lhe porque sei que gosta, disse Isaura, minha vizinha e colega do IPO, também reformada, esticando o braço e oferecendo-me esta orquídia. Por mais que eu lhe peça para não tornar a fazê-lo, ela fá-lo. Já é a segunda. A primeira, com muito pesar meu, morreu. Estudei, informei-me na NET, comprei um saco de "terra" especial para orquídeas. Nada. Morreu.
Esta torna a ser uma grande responsabilidade. Não a vou mudar de vaso nunca. Há-de dar todas as flores que ela puder, mas no mesmo vaso de origem. Talvez tenha mais sorte. Eu e ela.
Foi dada com o coração. Só podia aceitar. E agradecer.
Beijo Isaura.
P.S. Alguém sabe como cuidar destas meninas? Agradeço todas as dicas que me derem.
2 comentários:
A minha mãe também orquídeas. Não dessa espécie (ela é madeirense e tem daquelas em q cada haste tem mais de 15 flores).
Segundo ela, as orquídeas devem estar sempre em vasos, e não em floreiras ou canteiros. Elas gostam de sol, e de estar na Rua. Não gostam do tempo frio (daí as nossas estarem por baixo da varanda, abrigadas. Água,não é 1 flor q queira mt água...ou as raízes apodrecem!
Falando em raízes: quando vou ajudar a minha mãe a mudar a terra dos vasos ( Como de vive n campo, não a compramos: usamos estrume e terra do pinhal. Mas de compra, acho q se deve perguntar p que tipo de flor usar), retira-se a planta do vaso (só quando o vaso está muito cheio)com cuidado e...cortam-se parte das raízes, pois costumam estar grandes e divide-se a planta que está cheia de rebentos, que se colocam também noutros vasos.
No fundo do vaso costumamos colocar alguns cacos, para as raízes não apodrecerem c a água, só depois a terra e a planta.
Mudar de vaso: só no Verão (faço-o em Agosto).
Espero que tenha compreendido, mas cada esécie deve ter os seus cuidados próprios. Já temos dado alguns rebetos, na altura da mudança, mas há pessoas q se queixam q às vezes elas não dão flor. É uma planta muito sensível! Não gosta de demasiados mimos, nem de ser esquecida.
Espero q essa nova orquídea, 1 das minhas flores preferidas (por não ter perfume)sobreviva.
Até!
Muito obrigada Pink pelas dicas. Já aprendi mais sobre esta "menina", que sem me ter ainda apercebido, é parecida comigo - Não gosta de demasiados mimos, nem de ser esquecida.
Mais uma vez obrigada ;-)
Enviar um comentário