Mulher interessante


" Besseesh" buscada na NET, faz parte da "bonecada"

Paula Rego, nasceu em Lisboa. Tem 72 anos, 3 filhos e 5 netos. Estudou na Slade School of Art em Londres. Casada com um inglês permaneceu em Inglaterra, onde fixou residência, desde 1976. As suas raízes trazem-na regularmente a Portugal onde exibe com frequência.


Retrospectiva da obra de Paula Rego vai hoje ser exposta no Museu Rainha Sofia, em Madrid.

Já olhei para algumas obras de Paula Rego. Há as que eu entendo, as que me fazem sorrir, as que não compreendo (colagens). Mas ela é uma mulher corajosa pelos temas que aborda. Os quadros não representam "belos corpos de mulheres", mas mulheres. E fazem crítica ao MAL que se prepetua ao longo dos anos.

Da série das mulheres-cão, li "Ser uma mulher-cão não é necessariamente ser rebaixada ... Nestes retratos mulher-cão cada mulher não é rebaixada, mas poderosa. Ser bestial é bom. É físico. Comer, dormir, todas as actividades que se fazem com as sensações, são positivas. Retratar uma mulher como um cão, é totalmente crível"

Por não "conhecer a vida e a obra de", apenas quero deixar escrito o que hoje a ouvi na rádio dizer:

- tenho medo do medo ... gostava imenso de estar com aminha avó ... admirava os fatos e os gostos da minha mãe, eram chiques, sofisticados ... admirava e tinha muito respeito ao meu pai ... pintar bichos de jardim zoológico era raro, eram mais bichos caseiros ... bichos são pessoas conhecidas ... As histórias, as metáforas, a reinvenção, são a obra de Paula Rego.

As histórias que nos contaram quando eramos pequeninas (eu também as conheço), como Pinoquio, Branca de Neve, Peter Pan, ela pintou-as e penso que representam a velha e sórdida pedofilia. E interessantes também os "Ostriches".


Sobre Paula Rego encontro mais informação em: http://library.thinkquest.org/17016/frames.htm?tqskip1=1&tqtime=1024 .

1 comentário:

Margarida disse...

Olá Guidinha
O saber ocupa sempre o lugar da ignorância, por isso gosto tanto de te visitar , fico sempre menos ignorante, adorei" mulher cão" deve ser interessante, eu também já me senti uma "loba", deve ser parecido...
mais um beijinho da Guida