Foto de Guidinha Pinto
Os passeios à tardinha, dentro do perímetro do Lugar, são uma benção para os sentidos. Os caminhos abertos à força de tanto serem pisados ao longo de anos, servem-nos de guias. Nunca me perdi, seguindo por um desses caminhos.
Entre urze, carqueja e tojo, pedras, xisto, pinhas, pinheiros, eucaliptos, castanheiros, badalos das cabras, num passeio a pé à tardinha, colhi urze. Lembrei-me de quando estava a trabalhar - depois das férias, enfeitava a minha secretária com um molhinho delas. Muitos perguntavam que flores secas eram aquelas. E eu respondia com um ar superior "urze"! E a resposta surpreendia-os: - Urze!!!??? Ignorantes.
É delas que as abelhas colhem o que precisam para produzirem um mel escuro e espesso. O mel lá da Serra. Aprendi a apreciá-lo desde pequenita, quando de férias com a minha Avó Olinda. Os "primos" quase todos tinham colmeias. Chegando a altura de as crestar e antes de espremerem o mel, ofereciam-nos um pedaço de favo - a melhor maneira de o conservar para consumo imediato, naquela altura, claro. Era para a menina, diziam. Ainda me lembro pequenita, de joelhos sobre um banco corrido, cotovelos sobre a mesa comprida, a olhar para um prato contendo um pedaço de favo. Vó Olinda cortava um pedacito (tinha de durar para os lanches durante as férias) com ajuda de garfo (de ferro) e faca (corticeira). Eu abria a boquita e ela dizia-me para chupar. E eu chupava e trincava, até só ficar na um pedacinho de cera, que depois era deitada fora (cuspida, a bem dizer). Ou então, quando o favo ficava esquecido no prato durante alguns dias, dentro da gaveta, aí pegávamos em pedacinhos de pão e molhávamos no mel que entretanto tinha escorrido. As duas. Muito me lambuzei eu ;)Pois. Tempos que vão e não voltam. Voltemos então aos de agora.
Levei o molhinho para casa com um fito. Coloquei-o numa jarra, sobre a mesa. Não gostei, faltava luz. Então fui à janela. Equilibrei-a o melhor que pude, no parapeito. Aí sim. Fui buscar a minha máquina dos retratos. Olhei mais uma vez para escolher o melhor ângulo. Cliquei, vi o efeito e guardei. Já tinha a quem a oferecer.


Sem comentários:
Enviar um comentário