É mais fácil construir um menino do que consertar um homem*

Imagem buscada na Net


Parece que o Governo através do Ministério da Educação e de outras entidades públicas (?) vai promover a abertura de cursos para Pais aprenderem a sê-lo. Aulas sobre a gestão das relações e dos afetos. Para aprenderem o que significa "relação parental". "É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe."* Será que os Pais portugueses se vão agarrar a este conceito e despresar as novas aprendizagens?
Eu, não gerei filhos. Mas sei o que tentaria fazer na vida, para os tornar melhores que eu, pelo menos.

Perguntas, algumas. Constatações, algumas também.

- Parece que em Portugal os maus tratos dos Pais para com os filhotes está a aumentar. Se não os matarem, o que lhes transmitem? É um circulo vicioso.

- Se não cuidam dos filhos em casa, quem vai cuidar deles na rua? Até que horas da noite os adolescentes estão fora de suas casas, com consentimento dos Pais? E os Pais sabem o que eles andam a fazer, com quem estão e onde estão? Ou só despertam quando há um telefonema da polícia ou de algum hospital!? E lá vem a notícia em abertura de telejornal. Pois.
- As conversas de adultos não deveriam ser vedadas aos ouvidos das crianças? Diz quem sabe que a partir dos 3 anos de idade a criança entende tudo o que ouve. Muita gente acha que pode falar de tudo na frente das crianças. Afinal elas são pequenas e não entendem nada sobre o que os adultos falam. Cuidado que estão errados, diz quem sabe. Elas entendem muito mais do que os adultos imaginam.

- A criança imita o adulto em tudo que ele faz. Os vícios adquiridos são um exemplo, como o fumar, o beber, o falar "asneiras". Como evitar? Na maioria das vezes a curiosidade e desejo de beber, de fumar começa logo na infância e quase sempre dentro de casa. Pode ser numa festa de aniversário onde os adultos bebem demais e acham tudo engraçado. Não sabem que de forma subtil estão alimentando a curiosidade infantil e despertando o desejo de provar essa "COISA" maravilhosa que é a bebida ou o cigarro. Quanto ao palavreado... é só ouvi-los. Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. - É a única, afirmou Albert Schweitzer, que recebeu o Prêmio Nobel da Pazem 1952.

- Parece que a irritação e a frustação de um adulto, diante das acções de uma Criança mal comportada, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro círculo vicioso que perpetua esse mau comportamento. Os adultos perderam a noção do que é educar, dar o exemplo, dizer não. Gritam e querem ser obedecidos. Mas o porquê fica por explicar, no meio da gritaria. Uma família em construção, não é uma democracia. Tem de existir orientação, encaminhamento, tempo disponível, AMOR. Para falar ao vento bastam quatro palavras; para falar ao coração são necessárias obras, escreveu Padre António Vieira.

Há muito tempo que eu aprecio e observo famílias com filhotes. Reconheço que há para aí muito boa gente que tem filhotes mas não tem propensão para os educar. Não sabem, deixam andar e depois a culpa ... é dos professores. Outras que conheço, felizmente têm sucesso na educação dos filhotes. Com muita luta e dedicação. Conseguem contribuir para o crescimento da população com Crianças e adolescentes que sabem comportar-se bem em casa deles, na casa dos outros e na rua.
*Charles Chick Govin

3 comentários:

Margarida disse...

Muito boa posição sobre a educação na Infância.
Eu sempre ouvi dizer que a educação de uma criança começa 20 anos de nascer.
Quem não tem não pode dar.
O meu pai sempre diz que um "cego não pode guiar outro".
Eu acho que se devia aprender a educar, e não é só aos 3 anos que els percebem tudo não, eu que convivo no meu dia a dia com crianças muito pequenas posso testemunhar que é desde muito pequeninas que as crianças entendem tudo, só não falam, mas gravam tudo o que se passa em seu redor.
A minha neta com 1 ano, já começa a compreender quais são as suas balizas... e entende muito bem quando é não é não...só que temos de ser muito firmes com o nosso NÃO, o que é NÃO agora tem de ser NÃO sempre...
Eu eduquei os meus filhos, acho que fiz um bom trabalho.
Continua a debruçar-te sobre o assunto, que é sempre actual e da maxima importancia.
beijo da guida

Margarida disse...

Eu penso que os casais antes de optarem por ter filhos deveriam pelo menos responder a um questionário, onde tivessem de responder a questões importantes, sobre a mudança da rotina diária e se eles aceitariam a mudança e as responsabilidades que essa opção lhes trará...
E mais não digo, vê-se por aí tanta coisa!
Guida

Margarida disse...

Ainda a respeito do titulo desta postagem:
"Não me lembro o autor que disse:
Dee-me as crianças até aos seis anos e eu mudarei o mundo".
Tal é a importância da EDUCAÇÃO na infância.
bjs da guida