Pelos muitos ídos estupidamente

Posted by Picasa
O acidente com o Airbus da TAM, que caíu esta madrugada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ocupa a 36ª posição no rankning dos piores acidentes aéreos da aviação mundial, organizado pela ...
Esta vela foi acesa por todos os inocentes deste trágico acidente.
Não foi provocado por terroristas da AlQaeda, nem terroristas do IRA, nem por terroristas bascos, nem por bombistas iraquianos, nem iranianos. Desta vez não foi o fanatismo religioso. Não foi um louco suicida, a bordo, não.
O valor de cada vida que se perdeu, assim, sem explicação aparente, tem afinal explicação.
Este acidente aconteceu por falha humana da TAM, em terra, pela autorização da utilização das PISTAS INACABADAS.
Os mortos viraram números, rankings mundiais. Vem o luto nacional de 3 dias e os inquéritos. Tenho muita pena daqueles milhões de pessoas que são o Brasil. São tantas as cores, tantas as culturas, tantas as vontades, tantas as riquezas naturais e tanta falta de bom senso.
Só não nos comparando em número e em tamanho, somos semelhates. Países sem rumo.
Digam-me, as probabilidades de um acidente desta magnitude vir a acontecer não estariam previstas? Já nas vésperas outro avião tinha derrapado, mas sem provocar acidente, por causa da falta de aderência da pista.
E alguém fez alguma coisa?
Não.
O preço que acarretaria o encerramento da pista até ESTAR APTA a receber no seu solo os aviões, seria demasiado elevado.
Imagino-me na cena e no assento daqueles dois pilotos, impotentes e arrepio-me.
Coloco-me num dos lugares de qualquer um dos passageiros, que apenas pagam um serviço e confiam nos "homens do leme", e arrepio-me.
E também me arrepio, principalmente por conhecer o que pode acontecer quando vou pela 2ª Circular em direcção ao Norte e os aviões passam a poucos metros de altitude, por cima de nós, ao fazerem-se às pistas. Quase que dá para vermos os pilotos nas cabines.
Temos tido muita sorte. E se calhar mais cuidados na manutenção das pistas e nas autorizações para pousar.
E assim vai o mundo.
Governado por tolos.
Porque Só o tolo confunde o valor com o preço. António Machado

1 comentário:

Tiber disse...

Minha amiga Guida
Muitas vezes estes acidentes acontecem, porque se sobrepõem às questões técnicas e de segurança, as questões políticas e económicas, e se juntarmos administrações incompetentes e apenas viradas para o seu próprio interesse, depois os acidentes são quase inevitáveis...
No que respeita ao nosso aeroporto da Portela, eu acrescentava a tudo o que já disse, que temos tido também muita ajuda de Nossa Senhora de Fátima...

Tiber