Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exactamente a 23 de Abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão. Nesta altura estou a ler "Marley & Eu" de John Grogan. Oferta de Natal, para me relembrar a nossa vida com o meu querido e saudoso Cão Anourah :
Dia Mundial do Escutismo é um movimento educacional que tem a missão de contribuir para a educação dos jovens, através de um sistema de valores baseados na Promessa e na Lei, para ajudar na construção de um mundo melhor, apolítico. É um movimento sem fins lucrativos, que conta com a participação de adultos voluntários, e que foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, criado como a proposta de desenvolvimento juvenil através da prática, da vida em equipe, do trabalho ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina, considerando que sua honra vale mais que sua própria vida. Quando era miúda, quantas vezes sonhei pertencer aos Escuteiros... :(
Também se comemora o Dia Nacional do Choro. Trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha, autor da música para a letra de João de Barro "Carinhoso", um chorinho que eu ADORO. O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um género músical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. O conjunto regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia. O cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro, como marcador de ritmo.
Quando Pixinguinha morreu, em 1973 (eu tinha 19 anos), estando a ser velado na Igreja da Penha, mais de 1000 vozes se despediram dele, cantando "Carinhoso". Que bela maneira de dizermos adeus a alguém.
Não é pela antiguidade, nem por pieguice, mas para mim, o dia 23 de Abril é o dia "MUNDIAL" do chorinho. E a letra vai a seguir :)
Carinhoso
Pixinguinha
Composição: Pixinguinha/ Joao de Barro
Meu coração, não sei porquê
Bate feliz quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim
Ah se tu soubesses como sou tão carinhosa
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz
Ah se tu soubesses como sou tão carinhosa
E o muito, muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus
Vem matar essa paixão que me devora o coração
E só assim então serei feliz
Bem feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário