Escola Primária 144 da Rua Actor Vale


"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são meios para obtê-la"
Ralph W. Emerson, EUA, 1803-1882"

Nasci em casa, num prédio no Largo Mendonça e Costa, à Morais Soares. De 1958 até 1962, frequentei a Escola Primária da Rua Actor Vale. Desde a 1ª classe até ao Natal da 4ª. classe, tive a mesma Senhora Professora.
Hoje, 18 de Novembro de 2005, os Professores fazem greve. Lá terão as suas razões. Quero escrever apenas sobre o que ouvi, hoje de manhã, na Antena 1, a propósito desta greve. Ouvi 1 professor, entre outros comentários, afirmar que a aula ideal deveria ser composta por não mais de 15 alunos!


Pasmei e fui procurar, no album das recordações imprimidas, o recorte de jornal que vou colocar nesta página. É a foto das meninas minhas colegas, no 1º dia de aulas da 4ª classe, sucessivamente começado a cada 1 de Outubro de cada ano, até à Revolução dos Cravos.
Conforme a notícia "1 000 000 de crianças ... 27 ooo escolas e 30 000 professores... Eramos muitas. Mais de 15 crianças por professor. Em média, o dobro, por assim dizer. Isto em 1962.

Hoje penso: Será que a educação deve começar pelos professores dos professores? Pelos pais dos pais? A que nível de conhecimento chegamos nós? Quem transmite o conhecimento? Algumas questões, sem resposta. Mas eu sou uma ignorante. Eu estou a aprender ainda. Por isso pergunto, em vez de responder.

Na legenda lê-se: "Alegres, confiantes, envergando batas brancas novas, um milhão de crianças iniciou ontem um novo ano escolar. Vinte e sete mil escolas escancararam as suas portas, trinta mil professores esperavam-nas e até o sol talvez tenha brilhado ontem tão intensamente para ajudar, com a sua luz, o primeiro dia em que, em Portugal, um milhão de crianças se dirige às aulas da instrução primária."
Na foto, a seta aponta Euzinha.

Sem comentários: