A ída - desvio para Maçãs de Dona Maria

5 Fotos de GuidinhaPinto: Maçãs de Dona Maria.
Dedicadas a Regina Santos, Farmacêutica, Amiga de há longos anos.

Sempre que nos dirigimos a Norte, antes de Leiria, passamos por uma placa indicativa de desvio para Maçãs de Dona Maria. Só o nome é delicioso. Maçãs de Dona Maria. Eu e Marido dizemos quase em uníssono: Olha, a terra da dra. Regina.
Esta Senhora, comandou os destinos duma secção de um Serviço no IPO de Lisboa, desde que nós nos lembremos. Foi a 'Chefe' de Marido até se reformar, há alguns anos. Nunca mais soubemos dela. Mas está viva e a mexer. Saúde, dra. Regina!!! Em 1974, ofereceu-nos como prenda de casamento a estadia no seu apartamento em Monte Gordo. Durante uma semana. A nossa Lua-de-Mel foi lá. Posso afirmar que nunca esqueceremos esta senhora, por esta e por outras razões, numa convivência amigável em Serviço, durante cerca de 30 anos. Bem haja.
Sabemos que é natural de Maçãs de Dona Maria e que a sua família era proprietária da única Farmácia existente na vila. Nunca Marido se lembrou de cortar à direita para visitar Maçãs de Dona Maria, tal é o seu desejo de abreviar o caminho para a Serra. Mas desta vez, qual não foi o meu espanto, virou quando apareceu a placa indicativa para a Vila. Fiquei muito contente por isso. Aliás, se eu guiasse, nunca faria uma directa. Aproveitaria a viagem e conheceria um pouco mais de Portugal. Mas como tenho motorista ... ele é quem sabe, ele é quem manda, eu sou apenas 'uma' mulher, como canta o poema.
Encontrámos uma farmácia num edifício remodelado (1ª foto). O que as outras 4 fotos que cliquei mostram, é um local antigo, com história e calmo. Cheira bem. Há um som de passarinhos no ar. Ainda não eram 9 horas da manhã e não se via ninguém. Apetecia sentar e ficar um pouco, naquela manhã de 25 de Abril solarenga. Mas o nosso destino era outro e ainda faltavam alguns quilómetros para viajar.
Bonita a sua terra, dra. Regina Santos. Até que enfim, a visitámos.

2 comentários:

A Gerência disse...

http://msmacanense.blogspot.com/

Volte sempre.

Obrigado

Anónimo disse...

http://www.macasdedonamaria.blogspot.com/


Um bem haja e obrigado, por divulgar esta terra, tão esquecida por quem de direito.