27 de Abril de 2008

Foto de GuidinhaPinto: Mateus e Barnabé
Foto de GuidinhaPinto: Couves
Foto de GuidinhaPinto: Cebolas, alface e bróculos
Serra da Lousã. Último dia do fim-de-semana prolongado. Prima Laura-a-Pastora, mulher de Mateus-o-agricultor-de-produtos-biológicos-para-uso-doméstico e Cozinheiro reformado, eram 10 da manhã de Domingo 27 de Agosto, já por ali andavam, ambos, no fundo do Lugar, a girar. Eles falam alto e eu já os tinha ouvido, enquanto eu, Marido e Mãe arrumávamos a tralha para o regresso a Lisboa.
Mateus no meu alpendre chama-me: 'Guida, tens ali umas coisinhas para lebares, mas bai lá tirar-me uma fotografia, tá bem?' Está, respondi de dentro de casa. Fotografar o que ele cultiva e me quer ofertar? Com todo o gosto! Larguei o que estava a fazer e lá fui, com o telélé pronto a disparar.
Eles são dos poucos no Lugar que são auto-suficientes em todo o tipo de vegetais. Quase todos os outros deixaram as terras, por falta de vontade, já que os mais antigos, que eu lembro-me, tinham de plantar para colher, já velhotes não tinham reformas … Mateus virou Vegetariano, dado um problema sério de diabetes que o afecta. Foi a salvação dele, como lá se diz. Melhorou muito com essa dieta. Com muito trabalho físico dispendido para plantar e regar, é sempre com muito gosto que capto o orgulho deles a exibir a colheita. E já não é só o feijão, as coves e as batatas, não. Varia muito nas sementes que lança à terra.
Cansado, coitado, por ter ido apanhar os miminhos à pressa e por o caminho de regresso ser por terreno inclinado, Mateus esperava-me sentado num maple 'que há-de ir para o lixo, mas ainda não foi, porque ainda não telefonou para a Câmara de Góis para o irem buscar'.
Barnabé, o nosso-cão-afilhado – que abandonado por lá apareceu há 2 anos e com eles ficou, a quem Marido e Laura deram o 1º banho e o desinfestaram de parasitas e botámos nome - brincava com o dono.

Foto de GuidinhaPinto: Laura diz-me: 'Que pena irem já! O tempo está tão bom! Mais uma semaninha deste tempo e levavas favinhas que já estão assim deste tamanho'.

Cliquei e aí ficam.

2 comentários:

Pink disse...

Olá Guida!
Ainda bem que sempre foi à serra.
E como brinde ainda trouxe uns miminhos da sua prima Laura e do esposo Mateus.
O ano passado, após vários anos de pequenas tentativas aprendi a comer favas. Já era tempo de as comer! Então o meu pai a ter tanto trabalho a semeá-las e eu a ajudar na apanha...e nem sequer podia usufruir?!
Nã!...Tanto forcei que já consigo comer favas fritas com entrecosto ou guisadas.
E...
Aqui pelo Oeste já temos favas...e comi por 2 vezes. Mas acho que chega para já. Como, mas não é do que eu mais aprecio.
Esses seus primos têm vivido histórias bem originais com os seus animais.
Boa semana.
Até!

Guidinha Pinto disse...

É sempre um prazer ler os seus comentários Pink.
Favas são saudáveis e sazonais. Há que aprender a gostar de tudo ;)
Beijo